Translate

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Rosas do Egipto (Filhoses de forma)


Como estamos pertinho do Natal, lembrei-me da minha avó materna a fazer estas "Rosas" e de como sempre achei fantástico ver a massa soltar-se do molde e a desabrochar, como por magia, quando tocava no óleo quente.
Esta receita é muito simples, mas necessita de um molde próprio, que pode ser adquirido facilmente em qualquer loja de utensílios de cozinha.
Se tiver ajuda de alguém para ir passando as "Rosas" pelo açúcar, é  muito mais rápido e divertido. 



Ingredientes:


  • 3 ovos
  • 200 g de farinha sem fermento
  • 300 ml de leite
  • pitada de sal
  • óleo para fritar
  • açúcar e canela para polvihar

Preparação:

Bata os ovos,  adicione aos poucos a farinha (com o sal) e o leite. Bata até obter um polme não muito espesso. Se necessitar, junte um pouquinho mais de leite.
Para fritar: coloque a forma em óleo quente e retire. Coloque imediatamente a forma na massa (atenção que é só a beirinha do molde) e volte a colocar o molde no óleo sacundindo ligeiramente. Este procedimento faz com que a massa se solte do molde. 
Deixe fritar até ganhar cor e retire para um prato com papel absorvente. Vá passando as "Rosas" ainda quentes por açúcar com canela. Repita todo o procedimento até a cabar a massa.

AA

2 comentários:

  1. Essas rosas também me trazem boas recordaçoes de infancia! A minha mae fazia sempre! Quando me casei, assim que vi moldes à venda nao hesitei e comprei! Fiz para o meu marido, ele adorou, devorou um prato delas em menos de nada! Beijinhos

    ResponderEliminar